Faça uma calculadora comum, semelhante a que vem no Windows, com as 4 operações básicas (soma, adição, multiplicação, divisão). O formulário do programa está apresentado na figura abaixo, com uma TextBox representando o display da calculadora e um conjunto de 16 Botões de Comando representando o teclado.
A calculadora deverá obedecer o seguinte funcionamento:
- Será entrado o primeiro número da operação, clicando-se com o mouse nos botões numéricos do programa. Tal numero deve aparecer no display (TextBox) da calculadora.
- Será clicado um botão que represente alguma das operações básicas. Nesse momento, a TextBox deve ser limpada para aguardar a entrada do segundo numero da operação.
- Será entrado o segundo numero, o qual deve aparecer na TextBox.
- Quando clicar-se no botão = (igual), o resultado da operação deve ser mostrada no display.
- O botão C limpa tudo o que foi entrado na calculadora, e aguarda uma nova conta (operação).
Uma versão de demonstração da calculadora encontra-se para download. Clique aqui para baixar. Após baixar, execute o arquivo calculadora.exe e veja como deverá funcionar o programa que você irá fazer.
Obs: Se, ao executar calculadora.exe for mostrada uma mensagem de erro dizendo que está faltando o arquivo msvbvm60.dll, baixe esse arquivo clicando aqui e o copie para c:\windows\system32. Depois de copiado, entre em um prompt do DOS e digite o comando regsvr32 c:\windows\system32\msvbvm60.dll Tal procedimento deverá resolver o problema. Msvbvm60.dll é uma biblioteca necessária a execução de programas feitos em Visual Basic 6.0 . Computadores que não possuem o Visual Basic instalado podem precisar dessa biblioteca.
Dicas para o algoritmo:
O operador de concatenação de caracteres ou strings será útil nesse algoritmo. Concatenar duas strings significa junta-las, formando assim outra string. O operador de concatenação é representado por &
Exemplo:
x = “Fábio ”
y = “Pereira”
z = x & y
A variável z guardará “Fábio Pereira”
Na calculadora, por exemplo, quando alguém quiser entrar com um número como 1632, ela terá que clicar nos botões correspondentes aos algarismos 1, 6, 3 e 2 nessa ordem para formar o número. Logo, será necessário concatenar esses algarismos para formar o número em questão. Uma dica de código fonte que pode ser associado ao clique de um botão numérico é:
Private Sub Command3_Click()
Text1.Text = Text1.Text & "3"
End Sub
O código acima está associado ao clique do botão correspondente ao algarismo 3 da calculadora. Esse código concatena o algarismo 3 ao numero que estiver sendo mostrado no display.
A função Val() converte string em número. Os textbox retornam, por padrão, strings. O visual basic muitas vezes identifica automaticamente a necessidade de converter a string de uma textbox em numero, e faz tal conversão. Mas há casos em que o Visual Basic pode não fazer tal conversão, daí será necessário usar a função Val. Verifique um exemplo do uso dessa função nos exercícios de revisão para prova. Lembre-se que o operador + funciona como um concatenador quando os operandos são strings (ou seja, funciona da mesma forma que &) e funciona também como operador de soma quando os operandos são numeros.
Envio do código
Deverá ser enviado para o email saviodepaulasouza@gmail.com os dois arquivos que o visual basic gera no projeto: um arquivo com extensão .vbp (arquivo de projeto) e outro com extensão .frm (arquivo do formulário). São necessários os dois arquivos para compilar o programa. Não serão aceitos programas que não compilem, seja por falta de arquivos, seja por erro de programação. Os programas deverão ser enviados até domingo, 25/12/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário